Entrevista Concedida ao CET Congonhas - MG : Adolescer

Jane Patrícia Haddad

1- CET INFORMA: O que significa adolescer?

Adolescer é “adoecer” é  o momento de transição, onde perdemos o corpo infantil para ganhar um corpo estranho( ao que eu estava acostumado), desconhecido, é o momento em que largamos os “ Pais ideais” para os pais reais, é um momento de crise, momento de confronto com o papel de autoridade, para que eles possam de alguma forma confrontar tudo que lhes foi dito , agora para ser testado e vivido, é a partir daí que ele vai se “ formar” como adolescente.

2-CET INFORMA: Qual a importância do NÃO  para a vida do adolescente e da família?

O não significa , nossos instintos tem que ser “castrados”, no sentido de; eu não posso fazer tudo que quero, do modo que quero e na hora que quero, a vida não é feita só de sim, e o que percebo hoje é que os pais sentem dificuldades em dizer não, acreditando com isso que estão demonstrando seu amor pelo filho, sendo que a mensagem que os pais estão passando com essa permissividade é de insegurança, é de uma educação compensatória: “ já que passo pouco tempo com meu filho, o tempo que tenho com ele deve ser prazeroso” e o não é contra o prazer imediato.

 3-CET INFORMA :  O que se pode fazer para evitar ou amenizar a ansiedade que acomete os adolescentes que vivem constantemente "pressionados" pelas cobranças - seja pela família ou  pela escola - para obter bons resultados em sua vida escolar?

É preciso que Pais e Professores escutem seus filhos/alunos, escutar é diferente de ouvir, escutar é entender além daquilo que é dito, é ler nas entre-linhas, ir além daquilo que “vejo”, a pressão paralisa, e o jovem precisa caminhar, confiar em si . Acredito que pais e escola precisam rever o que é essencial para que seus filhos/alunos ,  sejam bem sucedidos na vida, o que eu particularmente vejo, é que muitas vezes, pressionamos eles, sem que nos compremetamos em estar lá como “ consultores” durante seu percurso de crescimento e decisões.

 4-CET INFORMA.: Quais as dicas  para que o adolescente possa conciliar suas atividades educacionais  sem deixar de perder os momentos de lazer?

A vida deve ser vivida de forma equilibrada, e a dica que dou é essa; buscar equilibrar lazer e responsabilidade. A vida não é feita só de satisfação, estudar requer, abrir mão de momentos prazerosos, que mais tarde serão colhidos de outra forma. É preciso ter foco, saber onde se quer chegar e como chegar, ter metas e perseguí-las, o que nem sempre será prazeroso.

 5- CET INFORMA: É possível o professor ser amigo do aluno, sem que este se torne um indisciplinado? Quais são os limites?

É possível, desde que os adultos não tentem se igualar aos jovens, é lembrar que eles devem funcionar como “ modelos identificatórios” como adultos, e não “ amiguinhos” “ confidentes”, o que vejo hoje, é uma confusão de papéis, é possível criar um vínculo sim, mas sem  perder de vista quem é a autoridade-adulto da relação.

 6- CET INFORMA:Por que temos hoje tantos adolescentes envolvidos com drogas? Isto pode ser uma forma de fuga da realidade? 

Pode ser  uma forma de “ estar “ sem “ estar”, sem ter de se responsabilizar pelas suas angústias típicas desta fase, a droga  pode entrar  para suprir uma falta de que eles não dão conta, já que vivem em um mundo, que tudo pode, é uma busca do prazer total ( como se ele existisse), uma ausência do “ não” da interdição . A droga  é uma maneira “ fácil” de suprir todos os seus desejos imediatamente.

 7- CET INFORMA: A mídia, principalmente a televisão e internet, exerce uma influência forte sobre adolescentes com relação ao consumismo, a cultura do prazer pelo prazer, a erotização e a ausência de limites. Como educadores e pais, podem lidar e se contrapor a essa influência? Que papel a escola tem nesse sentido? 

Quando não há família presente “ não só fisicamente”, o jovem  cada vez mais” se refugia no mundo virtual, onde de alguma forma ele pode  viver uma vida diferente, viver  em um “ mundo” que o entende, que o aceita... e principalmente que o aprova.

No virtual ( ele pode ter o corpo ideal, a família sonhada ) e principalmente é o lugar onde ele pode “ falar” sobre si, já que , é um falar sem ser escutado e sem ser visto.

Estamos criando uma geração ZAP, incomodou muda, só que no real, não podemos mudar os professores e os pais e nem  as dificuldades e  frustrações.

Toda Publicidade, de alguma forma,  apela para o prazer imediato, através do consumo, os adolescentes acreditam ,estar preenchendo um “ vazio”, só que este vazio não é externo,como a mídia afirma, o vazio é interno , faz parte do processo de adolescer, faz parte do processo de perder, o consumo “ funciona” como um “ calmante”: “ Quando estou triste adoro comprar!”   sendo assim, não é de estranhar que a drogadição e a delinqüência  venham se tornando o sintoma emergente entre os adolescentes. Já que o “ não ao desejo imediato não existe”. A falta não aparece.

O mundo virtual nos leva a “ ser lá”  sem uma presença real “ aqui” . “ Máquinas produzem máquinas”. É preciso refletir o uso da imagem, da mídia,da rapidez das informações.A tecnologia  é muito bem vinda, porém requer equilíbrio e limite.

Família e Escola precisam preservar seu papel de autoridade, de referência para esses jovens, que carecem de modelos adultos coerentes com seus discursos e ações. “As palavras são muitas...porém as ações são poucas”.(Jane).

8 - CET INFORMA: Como você percebe a atuação do CET quanto aos projetos educacionais que visam oferecer aos estudantes, uma preparação sólida para a formação profissional e, principalmente ao que se refere aos trabalhos  aos valores sociais, familiares?

Admiro o CET e seus educadores, pela preocupação com a formação ética e acadêmica de seus alunos, o caminho é este, buscar  constante  “ matricular os Pais na Escola” junto com seus filhos, é proporcionar momentos de reflexões sobre o educar e seus desafios, é ouvir seus professores e orientá-los para uma prática mais reflexiva e coerente com o séc XXI. Valores não são negociáveis e sim reafirmados em linguagens que atinjam nossos jovens, e isso eu percebo no CET. Parabéns pela parceria que vocês buscam junto as famílias e aos profissionais especializados.

 9 - CET INFORMA: Qual a mensagem que a senhora gostaria de deixar aos nossos leitores e  alunos?

O Grande desafio da Escola e da Família é entender o que está acontecendo no mundo. Há uma novo pensar e agir, há uma nova forma de se relacionar, uma nova geração, um novo paradigma. Toda mudança gera insegurança e medo, os adultos tendem a se recolher e apenas ver sem olhar o que está acontecendo. E proclamamos: “ Esta geração é tão apática,uma geração que não está nem aí” . E nós onde estamos? Qual é a nossa responsabilidade diante de tantas mudanças? Quem nada se busca,nada se encontrará?

O sucesso se ampara nas mudanças e nas possibilidades. Precisamos sair do lugar...sair da Queixa e nos responsabilizarmos pelas nossas escolhas.

“ O que enlouquece é a certeza, não a dúvida. É do caos que nasce uma estrela”.

Nietzsche

 


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