TDHA, como lidar com alunos com essa síndrome ?

 

Uma das principais perguntas atuais dos educadores é: "porque nossas crianças e jovens andam tão desatentos e agitados? "

Para a pedagoga e especialista em Psicopedagogia, Jane Haddad, um dos motivos, é o olhar desatento para eles."Estamos vivendo em uma sociedade imperativa, em um tempo sem tempo, em um lugar sem lugar, o que vem contribuindo de alguma forma para os chamados comportamentos hiperativos. Entender o transtorno, suas causas e conseqüências é o primeiro passo para um tratamento bem-sucedido."

As crianças que apresentam um comportamento muito agitado geralmente sofrem de Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno de origem biopsicossocial, ou seja, não se pode separar a causa genética da psicológica e da social. Para que a criança desenvolva o transtorno, é preciso que ela nasça com uma predisposição genética e ainda tenha uma estimulação do meio para desenvolver, em maior ou menor grau, esse transtorno.

Haddad defende a ampliação do olhar sobre o TDA/H, "principalmente no que se refere à práxis pedagógica que ajudará muito essas crianças e jovens que, de alguma forma já “ carregam” angústias e fracassos. É preciso sempre lembrarmos que, cada aluno-aprendente constrói seu próprio caminho, apenas seu, e cabe a nós educadores a busca permanente de uma educação integral, sem fragmentação do conhecimento, com múltiplos olhares e muita flexibilidade, principalmente para os alunos que mais nos desafiam (os nossos Tda/h)"

Outro ponto fundamental para um bom relacionamento com esses alunos é redobrar o carinho, a relação professor-aluno. "Nascemos do amor e dele precisamos para viver. É o amor que nos torna sujeito de nossa própria história e suas construções. O Tda/h é real, e faz parte do nosso contexto educacional , cabe a nós junto dos profissionais ( Neurologista, Psicólogo e Psicopedagogo) ,descobrirmos novos caminhos. Educadores e Escola precisam buscar novas formas de entender os diferentes distúrbios de aprendizagem que a Pós –Modernidade está nos apresentando."

Jane Patrícia Haddad, é pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e Psicanálise, atua há mais de 20 anos na área educacional junto a crianças e jovens. Estará presente no Pedagógica 2007, III Congresso Internacional de Educação, que será realizado entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Convenções do Espírito Santo, em Vila Velha.

Pedagógica 2007
27 a 29 de abril
Centro de Convenções do Espírito Santo
Informações: 3339 5984 ou www.maxima.art.br


 

 

 

<< Voltar