UniRitter   recebe Alicia Fernández e José Pacheco

 

Os educadores, referências da Psicopedagogia mundial, participam do Simpósio de Educação que ocorre hoje (15/07) e quinta (17/07), no campus Porto Alegre do Centro Universitário. (15/07/2008)

O Curso de Pedagogia do UniRitter promove nesta terça (15/07) e quinta-feira (17/07) o Simpósio de Educação A autoria no processo de aprendizagem e a construção de uma escola inclusiva. Os palestrantes do encontro são os educadores Alicia Fernandez (foto acima) e José Pacheco, referências mundiais na área educacional.

QUEM SÃO ALICIA FERNÁNDEZ E JOSÉ PACHECO

Alicia Fernández é Psicopedagoga formada pela Faculdad de Psicopedagogía da Universidade de Salvador, Buenos Aires, Argentina. Tem desempenhado fundamental papel na formação de psicopedagogos na América Latina e em Portugal. Seus livros são base teórica de diversos estudos recentes na área – entre eles, Saber em Jogo – A Psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Alicia fala no Simpósio na terça-feira (15/07), às 20h, no Auditório Master, sobre A autoria no processo de aprendizagem: possibilidades e impasses.

José Pacheco, educador português, é especialista em Leitura e Escrita e Música e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador. A instituição notabilizou-se por seu projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes – na Escola da Ponte, as crianças decidem com quem e o que estudar, por exemplo. José Pacheco fala na quinta, dia 17, às 19h30min, também no Auditório Master, sobre A formação do educador para uma escola inclusiva.

O SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO

O evento pretende oferecer a universitários, professores da Rede Pública e Privada, profissionais e acadêmicos das áreas de Psicopedagogia e Saúde e Especialistas e Mestrandos em Educação a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as propostas inovadoras destes dos ícones da Educação e refletir sobre relações de aprendizagem entre professores e alunos e as possibilidades de se tornar autor diante dos paradoxos da contemporaneidade e da perspectiva da construção da escola inclusiva. Paralelo ao simpósio, de 15 a 17 de julho, ocorre a Mostra do Curso de Pedagogia, que apresenta as produções discentes relativas ao trabalho acadêmico interdisciplinar dos eixos temáticos de cada semestre do curso. Confira a programação completa clicando aqui. Mais informações pelo telefone 3230-3333.

ALICIA FERNÁNDEZ E OS DOCENTES DO UNIRITTER

Alicia também participa do encontro de Qualificação Pedagógica Docente do UniRitter. Na terça-feira (15/07), às 14h, Alicia fará a palestra Aprendizagem na Universidade: saberes, gerações e tempos - dificuldades e possibilidades.

Por Andréa Lopes

UNIRITTER  

recebe José Pacheco

O Curso de Pedagogia do UniRitter em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promove amanhã (17/07) a segunda etapa do Simpósio de Educação A autoria no processo de aprendizagem e a construção de uma escola inclusiva, com palestra de José Pacheco, referência mundial na área educacional. Às 19h30min, no campus Porto Alegre do UniRitter (Rua Orfanotrófio 555) ele abordará o tema "A Formação do Educador para uma Escola Inclusiva".

O educador português é especialista em Leitura e Escrita e Música e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador. A instituição notabilizou-se por seu projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes - na Escola da Ponte, as crianças decidem com quem e o que estudar, por exemplo.

O evento pretende oferecer a universitários, professores da Rede Pública e Privada, profissionais e acadêmicos das áreas de Psicopedagogia e Saúde e Especialistas e Mestrandos em Educação a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as propostas inovadoras destes dos ícones da Educação e refletir sobre relações de aprendizagem entre professores e alunos e as possibilidades de se tornar autor diante dos paradoxos da contemporaneidade e da perspectiva da construção da escola inclusiva.

Fonte: UniRitter

 

 

 


<< Voltar