Lugar de criança é na escola

O Executivo Municipal vem realizando um excelente trabalho com a população carente do Município. Através da Secretaria Municipal de Ação Social, a Prefeitura vem buscando alternativas de melhoria no atendimento dos programas sociais, bem como o fortalecimento de serviços oferecidos gratuitamente à população.
A administração atual vem a cada dia se empenhando em manter as crianças de Vila Pavão dentro das salas de aula. A equipe do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – atende 150 crianças no Município, sendo 120 na sede e 30 no interior. As famílias recebem R$ 25,00 por cada filho que se encontra nas escolas. Os alunos, quando não estão estudando, participam ainda de oficinas sócio-educativas, como capoeira, culinária, ensino religioso, artesanato, além de receberem refeição escolar. Hoje, o programa funciona em instalações próprias, atendendo com qualidade e eficiência as crianças.

 

O treinamento para os futuros professores da língua pomerana já se iniciou. Em breve, os alunos das escolas públicas poderão usufruir deste aprendizado.

Língua Pomerana será ensinada nas escolas do município.
O município de Vila Pavão é o mais pomerano do Norte do Espírito Santo e um dos mais pomeranos do Mundo. “ "A Pomerânia é aqui” dizem os principais pesquisadores.
Durante mais de um século e meio a cultura pomerana capixaba foi transmitida de geração em geração, mas apenas na década de 80, quando muitos pomeranos foram fazer uma faculdade, é que se começou a planejar um projeto escolar para estas comunidades. Quando se começou a elaborar, discutir e propor iniciativas para os órgãos públicos estaduais e federais no sentido de resgatar e valorizar a cultura pomerana no Espírito Santo
.

Esse trabalho completa 20 anos e é apoiado pela Secretaria de Estado da Educação/SEDU, com 5 prefeituras envolvidas (Santa Maria de Jetibá, Vila Pavão, Pancas, Santa Leopoldina e Laranja da Terra) e Secretaria de Estado da Cultura/SECULT. Outro apoio é o Projeto de Educação Escolar Pomerana/PROEPO. O Projeto consiste no “Ensino da língua Pomerana como forma de resgate e valorização da Cultura”. A SEDU é a responsável pela publicação de um Dicionário Enciclopédico Pomerano-Português e um livro- texto com a parceria da SECULT e as prefeituras e também pela contratação de um doutor em lingüista pomerano para ministrar o curso de formação e capacitação dos professores.
Vila Pavão foi um dos primeiros a abraçar o projeto. O município tem mais de 65% de descendentes pomeranos dos quais mais de 40% ainda falam a língua e junto com a língua arrastam uma série de manifestações culturais ainda muito típicas na culinária, na arquitetura, na música com a concertina, na dança, no folclore, no artesanato, na agricultura familiar, nos casamentos típicos, na sua vida religiosa e no seu dia a dia.

Os alunos da rede municipal serão beneficiados com o Planejamento Estratégico realizado. Ensino de qualidade se faz com dedicação e planejamento.

Educação no Presente para um Futuro melhor
Um povo bem instruído é o alicerce de uma sociedade bem constituída, justa, digna e com amplo caminho a percorrer rumo ao futuro. E a Prefeitura Municipal de Vila Pavão está atenta ao valor que a educação tem na vida de nossa população. Inovando, investindo, aprimorando, a Secretaria Municipal de Educação vai, a cada dia, a cada aula ministrada, demonstrando a consciência do quanto é bom ter um povo consciente e educado. Só para se ter uma idéia, diariamente, são percorridos mais de 1.200 quilômetros de estradas vicinais com o transporte de alunos para que estes possam estudar nas escolas do município. E muito mais está sendo feito, porque, na educação de uma criança está a definição de um futuro promissor.

Planejamento Estratégico está definido até 2008
A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a equipe Pedagógica e Administrativa, definiu as ações para o Planejamento Estratégico que serão desenvolvidas nos anos de 2005 a 2008. Algumas ações que foram definidas já vêm sendo aplicadas, como por exemplo: municipalização da Educação, criação do Sistema Municipal de Ensino, criação do Conselho Municipal de Educação, reformas e alguns reparos nas escolas municipais, transporte escolar, aquisição de materiais pedagógicos para as escolas e outras

O Ensino Superior chega a Vila Pavão com o objetivo de fortalecer a educação. Expectativa agora é pela vinda de novos cursos.

Curso Superior já é realidade no Município
Em mais uma consquista da atual administração, hoje Vila Pavão conta com cursos de nível superior. São ministradas aulas à distância de Administração de Empresas e o Normal Superior. A vinda dos cursos foi possível através do programa “Educação para Todos” e as aulas estão sendo realizadas no prédio da Semde. O curso é feito através do sistema de aulas on-line, ou seja: por meio de teleconferência e via Internet. O material é entregue aos alunos semestralmente. Depois do processo seletivo, realizado em fevereiro, as aulas tiveram início em abril. Ao fim do curso, todos os que o concluíram receberão diplomas assinados pela Faculdade Novo Milênio.
As aulas são ministradas duas vezes por semana e a expectativa é de que, devido à grande aceitação da faculdade, novos cursos sejam colocados à disposição da população pavoense já no ano que vem.

A equipe de professores está se preparando para atender os alunos de 1ª a 4ª séries. Ensino fundamental passará a ser realizado em 9 anos.

Inovação com Ensino Fundamental de 9 anos
Em respeito ao que prevê o Governo Federal com relação ao Ensino Fundamental e partindo do pressuposto da necessidade de mudanças para a melhoria do atendimento dos alunos de 1ª a 4ª séries, a Secretaria Municipal de Educação, através de sua equipe de coordenação pedagógica, já está se preparando para implantar o Ensino Fundamental de 9 anos no ano letivo de 2006. O projeto está em fase de estudo, e para isso, estão sendo feitas pesquisas e visitas a outros municípios que já têm esta experiência e consultas ao MEC. Com a implantação dos 9 anos, espera-se corrigir o fluxo dos alunos em idade entre 5 e 7 anos e melhorar a qualidade do atendimento prestado a esta clientela.

 


<< Voltar