Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Revisitando 2012 e adentrando 2013: silêncio(s) e educação(s)

Olho para trás, mais um ano passou, o que deixo lá e o que trago na bagagem, leve de 2013. Revejo algumas cenas e penso: não foi tão ruim assim. Com um olhar amoroso, porém não mais inocente, como em outra hora, você passa a entender que a vida é um roteiro construído e reconstruído a cada encontro, a cada página e a nós cabe selecionar o que é rascunho e o que é original.

Uma convicção que trago para 2013. Manter minha autoria diante de tantos convites que a vida nos faz; desafios tecnológicos; questões existenciais, principalmente diante de tantas possibilidades.

Desapegar-se do futuro é um longo caminho, porém possível. Não cabe na minha bagagem de 2013: Tantos futuros "por Vir", não os descarto, mas os acolho em meu tempo presente, como um amigo que vai chegar, preparo o cenário, arrumo a casa, chamo os convidados e conversamos, sentimos, no meu tempo – Presente - o tempo Futuro!

Rever o próprio tempo nos permite reescrever a própria vida, preencher as lacunas em aberto, apagar os erros, cessar as palavras e ruídos, cortar o que já não serve mais e principalmente reeditar outras possibilidades.

Como na poesia de Manoel de Barros, os silêncios são compostos de muitas palavras:

(...) Eu fui aparelhado

Para gostar de passarinhos.

Tenho abundância de ser feliz por isso.

Meu Quintal é maior que o mundo.

Sou um apanhador de desperdícios

(...) Só uso as Palavras para compor meus silêncios.


(Manoel de Barros, 2006). Memórias inventadas para crianças.

Fonte: http://www.direcionalescolas.com.br/jane-patricia-haddad/revisitando-2012-e-adentrando-2013-silencios-e-educacaos