Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

TDAH: Medicalizando: Da metáfora ao medicamento. Da doença a diferença

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) vem gerando enorme angústia em pais,  professores , psicopedagogos, crianças e jovens.
Diante de tantos " diagnósticos" de TDAH, como ponto de chegada , resolvemos investigar os pontos de partida de tal transtorno.

Segundo o Instituto Brasileiro de Medicamentos - com base em pesquisa suiça - o Brasil consumiu, em 2000, cerca de 70 mil caixas de metilfenidatos ( Ritalina - psicotrópico usado em crianças com o diagnóstico de TDAH). Em 2009, subimos para 9,2 milhões de consumo.Crianças e jovens trazem um estado de sofrimento psíquico, que vem passando desapercebido por pais e educadores diante de tantas nomenclaturas que respondem prontamente o que deve ser melhor investigado.

Tais dados, não podem ser ignorados pelos Psicopedagogos em exercício ético de sua profissão.

Temos como objetivos: refletir e  interrogar nossa pratica clínica  para além das e-vidências ( o que todos vêem ).

Este curso  visa interrogar  o aumento significativo de diagnósticos que adentram os Consultórios e as Escolas para além de "neuroexplicações".
Currículo: Jane Patricia Haddad  para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4281163682720466
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013). Especialista em: Psicanálise (Círculo Psicanalítico - 2006), Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001) e Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É consultora educacional/institucional, conferencista, tendo participado de inúmeros eventos educacionais (nacional e internacional). Autora de diversos artigos sobre educação em sua relação com a comunidade; indisciplina escolar; transtornos educacionais dentre outros temas. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção, publicados pela editora WAK, do Rio de Janeiro.