Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Publicações

Educação e Psicanálise


Um livro para provocar um novo olhar, enxergar além da Onipotência e perceber nossa própria fragilidade humana. Uma oportunidade de (re)organizar nossos pensamentos, emoções e escolhas .

 

Educação e Psicanálise: Resposta ao vazio existencial não é um livro para ser lido como um ”manual” onde serão encontradas “respostas prontas”, pois o entendimento de cada um depende do seu “querer”, do seu próprio desejo em querer saber de si para saber sobre... É um livro a ser discernido onde meu objetivo maior é provocar: O que é ser Escola e Universidade hoje? Quem é nosso aluno? Quem são os Pacientes que chegam ao Consultório? O que é da Família e o que é da Escola?
Quem sou eu em minha Escolha? Gosto do que faço?
Como resgatar nossas crianças e nossos jovens para que elas(es) se interessem em Aprender?

 


O que quer a escola ?



Educadores estão sendo convocados a legitimar seu lugar, falar com orgulho seu nome e profissão, não há mais tempo e espaço para queixas e lamúrias daquilo que não acontece. Onde há pessoas, há conflitos. A passividade de aguardar que o mundo se transforme para que depois eu faça minha parte pode comprometer toda uma geração de crianças, jovens e adultos.
Onde não há autoria, haverá plágio na omissão de gerações adultas, haverá crianças e jovens perdidos em busca de qualquer modelo que lhes apareça.
As escolas e as universidades precisam abrir suas portas e negociar sua “arrogância intelectual” do já sabemos, já tentamos, isso não dá certo... O momento é de abrir as portas. Deixar o Eu pelo Nós. É no mal-estar que construiremos uma educação humanizadora que conspira (respira com o outro) e (re)significa a instituição Escola como um espaço que está inserido em uma comunidade.


 

Cabeça nas nuvens

O TDA/H vem ganhando lugar na mídia, nos consultórios médicos, psicológicos e psicopedagógicos, na educação e na tendência da moda educacional e contemporânea: para tudo tem um nome, uma resposta, uma certeza. Preencher é o lema! A ideia deste livro é o oposto destas respostas prontas e dessas certezas estabelecidas. O momento educacional contemporâneo nos convoca ao esvaziamento, deixar tantas certezas e começar a nos interrogar: Por que crianças e jovens andam "hiperativos" e desatentos?

Este livro não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda) e, sim, de uma experiência de um “sujeito aluna-filha-mãe-educadora” que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar, um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. Este livro é a possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante do aumento aceito considerável de crianças e jovens “diagnosticadas” e nomeadas muitas vezes por pais e professores como “portadores” de TDAH.

Lançamento em Belo Horizonte: 18 de março / Horário 19h 30 local Leitura BH Shopping

 

 


 

Editora WAK

(21) 3208-6113 | (21) 3208-6113

www.wakeditora.com.br