Jane Patrícia Haddad

Palestras e Conferências

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

EDUCADOR?

No dia 01 de fevereiro uma comunidade educacionalrecebe a visita de um ser especial , uma figura autônoma, com uma história de menina rebelde , independente que cresceu sendo desafiada e desafiando a vida e tornou-se a mulher e a profissional atuante e verdadeira , com uma fala condizente com suas atitudes desde a forma de se expressar ao que relata em seus livros.

 

Essa personagem ímpar permitiu-nos rever os espaços que são visitados diariamente e que pareciam ser muito conhecidos de todos os atores e atrizes que atuam nos mesmos palcos diariamente e têm plateias fiéis.

A sua história de educadora, que vem das bases familiares e se estendeu nos bancos das universidades, permitiu à comunidade educacionalrepensar sobre o que de fato quer a Escola na sociedade brasileira? Que espaço é esse que existe há mais de 500 anos e ainda não foi, de fato decifrado? Qual é a causa da luta desses atores e atrizes que atuam nesse espaço diariamente? Que tipo de conflito tem sido oferecido para a plateia? E a equipe de apoio da plateia conhece realmente esse espaço histórico, sabe o que pretendem apresentar para seus entes queridos, são convidados a fazer parte da construção desse espaço ou do que pregam os atores?

Muitos questionamentos, a educadora não trouxe esclarecimentos, masdúvidas para atormentar a vida da comunidade, porque da angústia nasce a necessidade de repensar sua prática , sua atuação. De entender e aceitar que “o mau professor está em extinção” , que cada “ professor precisa ter claro a causa da sua luta” e como educador precisa promover a humanização porque educação significa promover o desenvolvimento das capacidades humanas visando a integração social. Só assim será possível resgatar valores que estão morrendo entre a plateia, a equipe de apoio e até mesmo entre os atores.

Jane Patrícia Haddad , na Jornada Pedagógica de Miguel Calmon , permitiu que a comunidade de educadores entendesse que o professor guerreiro conhece o motivo da sua “luta” porque tem clareza dos valores humanos ,co responsabilidade e acolhe conflitos . Entender que não adianta ficar na briga entre o que é tarefa do pai e da escola,entender que na sala de aula cada professor precisa ser educador, promovendo condições de ensino e consequentemente de aprendizagem, entender também que é um profissional que trabalha para uma empresa e para isso precisa atuar como tal.

Os administradores daeducação calmonense reconhecem a atuação dos seus atores e atrizes nos palcos das salas de aula , nas quais promovem, a cada ano, um ensino de qualidade para a população porque buscam aprender nas formações, jornadas, capacitações e cursos de extensão para aprimorar-se enquanto profissional e pessoa. Preza também pela contribuição de grandes nomes da educação brasileira, como Luckesi, Verneck e agora Jane Haddadque a cada ano vem fazer parte das nossas jornadas, porque acreditam que a verdadeira cidadania é exercida quando dá ao homem a condição de pensar e de criar seus caminhos para sobreviver e só a educação é capaz de abrir espaços para cada um ir em busca da realização dos seus sonhos. Edna Lima